Rua Direita, 74 Gouveia | SERRA DA ESTRELA | +351927971221

Follow Us on

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Aproveite o tempo quente para uma partida de ténis ou um mergulho na piscina e encontre a tranquilidade que só o campo pode proporcionar.
Quando o sol se esconder, vá até ao salão de jogos e divirta-se. Sugerimos uma partida de snooker ou ténis de mesa.
Para as crianças, além de uma sala de brinquedos, possuímos um atelier de pintura e um laboratório de química onde, mediante marcação, poderemos proporcionar diversas atividades pedagógicas e de entretenimento.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Mesmo em frente às Casas do Toural, o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta aguarda pela sua visita com uma exposição de várias obras de pintores portugueses do seculo XX.

No Espaço Arte e Memória, encontre a Torsa da última sinagoga construída na Península Ibérica em 1496, além de uma exposição de arte sacra.  Mesmo ao lado, situa-se o Museu da Miniatura Automóvel. Aproveite, é ideal para um programa em família.

Sugerimos também uma visita à Biblioteca Municipal Virgílio Ferreira,  herdeira de cerca de 12 mil obras da biblioteca particular do escritor.

E enquanto percorre as ruas da cidade, descubra o seu legado arquitectónico com fortes traços de origem judaica ou construções de estilo manuelino como a Casa da Torre.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) / Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e que se encontra desde 2009 sob a gestão da Associação ALDEIA (www.aldeia.org) com o apoio da ANA – Aeroportos de Portugal e outros parceiros.

O CERVAS foi criado em 2004 para funcionar como um hospital associado a um pólo de apoio à investigação científica para desenvolver linhas de trabalho de ecologia, recuperação e vigilância da fauna selvagem. A actividade do CERVAS começou em 2006 e tem-se baseado na recepção, tratamento, recuperação e devolução à Natureza de animais selvagens feridos e/ou debilitados, em paralelo com o desenvolvimento de linhas de investigação, numa perspectiva de conservação da fauna selvagem. Estes trabalhos são complementados com acções de educação ambiental e divulgação do património natural, direccionadas para diversos públicos a nível regional.

Uma das principais linhas de trabalho do centro é a recuperação de animais selvagens feridos e/ou debilitados que são entregues por entidades como o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) ou as áreas protegidas, mas também nalguns casos pelas próprias pessoas que encontram os animais.

Visitas e outras actividades:

Dentro da estratégia de Educação Ambiental e Divulgação o CERVAS organiza visitas guiadas ao centro, durante as quais os visitantes recebem informação sobre as espécies com que o centro trabalha habitualmente bem como as principais causas de ingresso. Existe material didáctico e biológico que é usado nestas visitas e que permite uma grande interactividade com diversos públicos, de todas as idades. Outro dos objectivos das visitas é a divulgação da fauna selvagem autóctone de Portugal, com particular destaque para a que ocorre na Serra da Estrela. Como complemento à visita também podem ser organizadas saídas de campo para observação de aves, guiadas por técnicos do CERVAS.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

A Serra da Estrela aguarda pela sua visita.
No inverno, as estâncias de ski da Torre poderão proporcionar-lhe momentos de pura diversão na neve. No resto do ano, passeie pelo planalto central e delicie-se com as maravilhas de uma paisagem única.
Para completar a descoberta da fauna e flora da serra, aconselhamos uma visita ao Centro de Informação da Serra da Estrela (CISE, em Seia) ao Parque Biológico e Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS,  em Gouveia )
Aproveite a sua estada e experimente os sabores da região. Propomos a visita a uma queijaria tradicional, para apreciar o verdadeiro queijo Serra da Estrela e conhecer um pouco da sua história, ou então uma prova de vinhos onde poderá desfrutar da essência do Dão.

trecking_iconHIKING – Percursos de montanha
Guia transportado pelo cliente
Percursos circulares
( preço idêntico quer seja 1 pessoa ou mais ( até 8 pessoas);
o preço está relacionado com o tempo despendido pelo guia )

 


trecking_iconPERCURSO N.º 1 – Salgadeiras

Extensão – 4 Km
Altitude – 1850 m
Desnível – 17830 – 1870
Duração – 4 hrs


trecking_iconPERCURSO N.º 2 – Lagoas Serranas

– da base das tele-cadeiras até à Fonte dos Perus.
Extensão – 4,5 Km
Altitude – 1850 mts
Desnível – 200 mts


trecking_iconPERCURSO N.º 3 – Percurso Lagoa Comprida e Lagoa Escura

Extensão – 8 Km ( 7,5 Km +/- )
Altitude – 1620 mts
Duração – 5 hrs


trecking_iconPERCURSO N.º 4 – Percurso Vale do Rossim (1500 mts ),
Curral do Martins, Azimbes, Barragem da Erva da Fome, Vale do Rossim.

Extensão – 11 Kms
Altitude – 1500 mts
Desnível – 240 mts
Duração – 7 hrs


trecking_iconPERCURSO N.º 5 – Percurso da Torre – Torre – Covão do Alva – Penha dos Abutres – Torre.

Extensão – 6 Km
Altitude – 1993 m ( > 1700 mts )
Desnível – 250 mts
Duração – 4,5 hrs


trecking_iconPERCURSO N.º 6 – Percurso das Lagoas

Lagoa Comprida – Lagoa do Covão do Forno – Lagoa Seca – Lagoa Redonda – Lagoacho – Lagoa Comprida.
Extensão – 8 Km
Altitude – 1600 mts
Desnível – +/- 200 mts ( 1640 – 1585 )
Duração – 6 hrs

 

 

 

 

 

 

FrenchGermanEnglish